domingo, 11 de setembro de 2011

Três ou quatro coisas que você precisa saber sobre a massagem



Como tudo o que é bom, tudo o que vale realmente a pena, a massagem está sempre na ordem do dia, é muito procurada e, por isto mesmo, chama a atenção de todo mundo. E como tudo o que chama a atenção, a massagem é às vezes objeto de lendas e falsos mitos, que acabam deturpando e desinformando as pessoas sobre o que ela realmente pode fazer de bom.
Veja só alguns desses equívocos:

·         Quem faz massagem, não precisa ir ao médico, nem fazer fisioterapia – Conversa. A massagem NÃO substitui os cuidados médicos, nem a medicação apropriada a cada caso, e muito menos a fisioterapia. Por outro lado, é preciso reconhecer que, como terapia complementar, a massagem apóia, potencializa e, muitas vezes, aperfeiçoa e melhora os resultados obtidos pelo tratamento médico e pela fisioterapia;

·         Massagem boa tem de doer – Nada disso. A massagem tem de ajudar no alívio das dores, e não agravá-las. Se doer no início, é sinal justamente de que ela está criando condições de se erradicar a dor. Se continuar doendo, ou se você sair da massagem com mais dor ainda, então reveja a escolha do seu massoterapeuta. O mais provável é que ele esteja fazendo alguma coisa errada.

·         A massagem terapêutica é a única que vale a pena – De certa forma, isto está certo. Só que tem um detalhe: toda massagem é terapêutica. Seja ela desportiva, estética, ou relaxante, os efeitos que ela causa são sempre uma forma de terapia sobre algum problema detectado e que se precisa resolver. O que acontece é que há aplicações da massagem que são mais diretamente, ou mais voluntariamente terapêuticas. Como para problemas osteomusculares, por exemplo, e que são recomendadas pelo médico ou pelo fisioterapeuta. É o que os massoterapeutas chamam de massagem ambulatorial, ou massagem terapêutica ambulatorial. Mas toda massagem é terapêutica. Portanto, toda massagem vale a pena;

·         Massagem é ótimo, mas é cara – Nada a ver. Às vezes, em ambientes luxuosos, institutos ou clínicas que atendem públicos de alta renda, os preços podem ser realmente “salgados”. Mas nesse caso os clientes estão pagando pelo luxo, não pela massagem em si. Associações e institutos qualificados — elegantes e bonitos, sim, mas simples —  ou mesmo profissionais autônomos  em suas salas de atendimento devida e corretamente equipadas, oferecem massagem da melhor qualidade a preços surpreendentemente acessíveis.

Aplicada por profissional devidamente habilitado, a massagem:
·         descongestiona obstruções energéticas
·         estimula os processos curativos do interior do corpo
·         atua como linha auxiliar nos cuidados com a saúde,
      prevenindo doenças e facilitando a cura.


Informe-se a respeito e experimente

___________________________________________________________________

Sou Marco Antonio Coutinho, massoterapeuta formado pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, IBMR (Registro Anvisa fls 40V, Livro 15.77756). Atendo no IBHEP, Botafogo, e no Instituto Dharma,  Copacabana. Atendo também em domicílio. Trabalho com ênfase na massagem sueca, por uma abordagem energética, com o apoio das terapias complementares e práticas terapêuticas manuais alternativas.

·         Local: IBHEP, Botafogo, Rio de Janeiro ou atendimento em domicílio

Informações e marcação de atendimento: (21) 2542.1418 ou escreva para massotherapeuta@gmail.com. Deixe seu nome, recado e telefone, para retorno.

·         Local: Instituto Dharma – Copacabana, Rio de Janeiro.

Informações e marcação de atendimento: (21)2255-4958 ou (21)8612-5574


Massagem é tudo de bom

Relaxe – Faça Massagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário