domingo, 25 de setembro de 2011

Cuidar do Ser

Massagem, corpo e psique

Copyright © Paulo Sallorenzohttp://sallorenzoluzimagem.blogspot.com



Há algum tempo, conversando sobre o aspecto energético da massagem, escutei de uma querida amiga uma observação interessante:
Se a massagem atinge também esses níveis mais sutis, se tem uma ação também energética, então ela deve ter um papel não apenas físico, esquelético/muscular/sanguíneo. Deve funcionar também em nível psíquico e psicológico... Disse-me isto e depois de me olhar por alguns segundos, expectante, arriscou:
Falei besteira, não falei?
Não, linda, falou não. Se a gente pensa o Ser como um todo, se vê o corpo como um aspecto do Ser, uma manifestação dele, então o corpo, num certo sentido, é a alma.  É a alma tornada manifesta, visível, mesmo que numa expressão transitória, circunstancial.
Por outro lado, se o que acontece à alma, à psique, pode se manifestar fisicamente, tanto como doença, sofrimento, quanto como realizações de ousados projetos, de sonhos, de transformações concretas, o que acontece ao corpo pode também vir a afetar a alma. De uma maneira sutil, às vezes incompreensível ou imperceptível, mas igualmente poderosa. Isto nos sugere que não devemos ver corpo e alma – ou energia e matéria -  como coisas separadas, mas sim como diferentes manifestações de uma única “substância”.
Assim, quando tocamos o cliente, pela massagem, e o fazemos de forma não apenas tecnicamente correta, mas também com atitude, com conexão, então, estamos também trabalhando sobre a sua alma. Não é de se estranhar que, no decorrer de certas sessões de massagem, conteúdos emocionais importantes, mas soterrados na contratura do corpo, venham a se manifestar, a se libertar, tornando-se conscientes para o massageado.
O que fazer com isto? Como deve agir o massoterapeuta em relação a essas emergências emocionais, caso o cliente as manifeste claramente e peça ajuda? Conversar, com ele a respeito? 
Não. O que cabe ao massoterapeuta é sugerir que seu cliente leve ao psicoterapeuta esse material, esses insights ou percepções de si mesmo e de suas questões. E acalmá-lo, fazendo-o ver que essas erupções são sempre positivas e configuram-se em uma oportunidade que o massageado tem de trabalhar-se com o apoio do profissional específico dessa área, que é exatamente o psicoterapeuta.
Da mesma forma que, fisicamente, o massoterapeuta não tem a pretensão de curar, mas tão somente de facilitar a cura, potencializar os encaminhamentos terapêuticos, estimular os processos curativos do interior do corpo, atuar como auxiliar nos cuidados com a saúde, prevenir doenças e facilitar a cura, assim acontece com o seu trabalho também em nível energético.
Por isto, tratamos o cliente não apenas como um corpo, mas como um todo, como um Ser completo e inteiro em si mesmo. Por isto, fazer massagem é cuidar do Ser.

Informe-se a respeito 

Fazer massagem é muito agradável,
não custa caro e sempre vale a pena
_____________________________________________________________________

Sou Marco Antonio Coutinho, massoterapeuta formado pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, IBMR (Registro Anvisa fls 40V, Livro 15.77756). Atendo no IBHEP, Botafogo, e no Instituto Dharma,  Copacabana. Atendo também em domicílio. Trabalho com ênfase na massagem sueca, por uma abordagem energética, com o apoio das terapias complementares e práticas terapêuticas manuais alternativas.

·         Local: IBHEP, Botafogo, Rio de Janeiro ou atendimento em domicílio

Informações e marcação de atendimento: (21) 2542.1418 ou escreva para massotherapeuta@gmail.com. Deixe seu nome, recado e telefone, para retorno.

·         Local: Instituto Dharma – Copacabana, Rio de Janeiro.

Informações e marcação de atendimento: (21)2255-4958 ou (21)8612-5574


Massagem é tudo de bom

Relaxe – Faça Massagem



Nenhum comentário:

Postar um comentário